domingo, 16 de fevereiro de 2014

Transporte na era da Brilhantina

Como muitos não passaram pela época da brilhantina, muitos não vão entender oque aqui escrevo, mas outros tantos sim, estes se lembram da ótima fase que o nosso mundo viveu (Transporte em San Andreas).

Quando resolvi entrar para o mundo do transporte coletivo em San Andreas, já eram existentes várias empresas, como por exemplo a Anhanguera, a Backes, a Estância, a Campeiro, entre outras. E também naquela maravilhosa fase existia a agência ASATT (Agência San Andreas de Transportes Terrestres), onde que para ingressar ao mundo que havia em San Andreas, seria como obrigação ingressar nela, era como uma empresa reguladora legal. Foi uma das melhores épocas que vimos no nosso mundo, o mundo GTA, mas ainda sim era um sistema falho, pois bem como hoje, naquela época, mesmo cadastrados na ASATT, cada um vivia o seu mundo, utilizando as mesmas garagens (com os seus nomes fictícios), não haviam os mesmos terminais, nos mesmos locais, enfim, ainda sim era uma bagunça, mas regulados na ASATT.
Acredito que foi um dos motivos a criação de um governo, que padronizassem o sistema, com cada um tendo a sua garagem, utilizando os mesmos terminais, nos mesmos locais, regulando de vez as linhas existentes, pois naquela época se fazia a via-sacra por todo o estado com ônibus urbano. Com a chegada do GovSA, isso acabou, com a criação das modalidades do transporte rodoviário, com veículos exatos para a modalidade (não que na época da ASATT não tivesse a modalidade, mas porque com a chegada do GovSA, a modalidade se tornou assitida/fiscalizada), com a regulação de linhas, com a quebra das vias-sacras pelo Estado, com percursos mais curtos, com a extinção de várias linhas  pois na época da ASATT, as empresas tinham várias linhas, acabando de vez com a livre escolha da empresa prestadora de serviços.
Após a criação do GovSA, que também de princípio era falho, pois no começo da era governamental, ela sozinha fiscalizava o estado todo, pois a ASATT se tornou um órgão regulamentador junto ao GovSA. Então criou-se prefeituras e intendência por todo o Estado, mas ainda sim o transporte era administrado pelo Governo. Depois de muita insistência, o GovSA abriu mão da Administração singular, passando a responsabilidade para os governos municipais e intendência a administrar o transporte público das cidades de atuação, criando assim as DTM's, que também de princípio era falho, pois mesmo dividindo a administração do serviço, as prefeituras não eram somente transporte, mas sim todos os requisitos que a população gostaria de ter na sua cidade.
Não posso deixar de dar o exemplo na época em que fui prefeito de Los Santos, onde a maior força que aplicamos foi na Educação, sendo meu secretário de Educação, ele foi o meu interino, Neto, foi  o melhor secretário que um governo municipal gostaria de ter no seu governo.
Após a criação das DTM's, houve a necessidade da criação de um conselho operacional, pois a ASATT apenas era regulamentadora, ou seja, era apenas uma porta de acesso. Foi criada a CETran, com o intuito de gerenciar o sistema rodoviário e urbano, pois na CETran, se tornou um órgão regulamentador e fiscalizador, era a primeira em que os empresários tinham que apresentar suas empresas, com linhas e carros todos devidamente pintados, emplacados e vistoriados pela DTM da cidade de atuação. E com a CETran, extinguiu-se a ASATT.
Mas com a chegada da CETran, as regras ficaram muito rígidas, não eram flexíveis, e muitos (como eu) ficaram descontentes com a atuação deste sistema, que de princípio era boa, e com o passar dos tempo foi ficando mais difícil se agregar ao GovSA, então muitos (assim como eu) desistimos de aderir a CETran e ao GovSA, pois vimos neles um problema que acabaria levando aos empresários a desassociar as empresas ao nome do GovSA.
Na real, foi porque a maioria, estava sendo fiscalizada de perto, e o cerco se fechou, pois se compravam carros demais, em linhas que eram longas demais, o governo disse que não, os empresários disseram e bateram o pé que sim, foi aí que já era entendido um conflito entre governo e empresários. muitos saíram deixando o governo apenas com quem a eles realmente seguiam, fiéis e adoradores de um sistema forte e extinto.
Com isso o governo comandado apenas pelos prefeitos e intendentes (Já após a minha saída do CETran, por motivos de e-mail hackeado) ficou frágil, com tantas divergências e poucos seguidores, do mesmo jeito que veio, se foi, pequeno, e com poucos seguidores.

Mas vendo a situação em que caímos, digo deste modo.
O GovSA hoje faz falta, sim faz, porque com ele aprendemos que regras, mesmo sendo rígidas, nos mantiveram no controle da nossa própria empresa, linhas que eram curtas, mas necessárias, carros cada vez mais modernos, porque a época nos pedia carros bons e com sistema moderno.
A ASATT hoje faz falta, sim faz, porque com ela nos sentíamos legais, cadastrados à ela, que era a maior reguladora de San Andreas, nos enchia o peito e dizíamos aos outros, 'Eu to cadastrado na ASATT, e você?"

Seria bom, muito bom mesmo se essa época, a da Brilhantina, voltasse, pois foi ali que nos conhecemos, a maioria pelo menos, e vimos cada empresa sair do nada e se tornar uma grande empresa.

Saudades daquela época. E aí, será que volta?